Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    O Coach e a sua atividade!

    Criminalizar ou não?

    Publicado por Ravena Oliveira
    há 5 anos

    A proposição legislativa para criminalizar à prática de coaching, de iniciativa popular, foi registrada na plataforma virtual do Senado Federal que permite que qualquer cidadão dê sua ideia legislativa. O autor da ideia proposta é um cidadão comum de 17 anos e recebeu mais de 20 mil apoios e foi transformada em sugestão legislativa (SUG nº 26/2019) e tramita na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). Caso seja aprovada, poderá virar projeto de lei. A criminalização combaterá a propaganda enganosa e exigirá diploma válido para exercer a atividade.

    Também surgiu como sugestão no Portal e-Cidadania a regulamentação da atividade de Coach, hoje exercida como profissão por muitos. O vice-presidente no Brasil da International Coach Federation (ICF) diz ser contra a autointitulação por qualquer pessoa, mas que a entidade se posiciona favoravelmente a criação das normativas reguladoras.

    O certo é que sem regulamentação, sem parâmetros é mais difícil uma pessoa sem conhecimento técnico distinguir quem seja o bom ou o mau profissional da área e poder se resguardar, sendo capaz de sofrer danos emocionais e financeiros também. Nos Estados Unidos também se discute a necessidade ou não de regulamentar o setor de coaching, um dos temas tratados no seriado "Billions".

    Mas, cá entre nós, no campo da advocacia o coach que utilizar-se de seus meios para tratar de doenças mentais, psíquicas poderá ser condenado por exercício ilegal da profissão ou imperícia. Também incorrerá em infração legal caso o profissional prometa cura infalível.

    Atualize-se! E na dúvida, procure uma advogada (o) para assuntos jurídicos!

    • Sobre o autorEspecialista em Direito Civil e Processo Civil
    • Publicações5
    • Seguidores7
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações60
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-coach-e-a-sua-atividade/727335339

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)